Jorge Alves, Viola d’Arco - Portugal

Iniciou os estudos musicais no CCM prosseguindo o estudo de viola d’Arco na ARTAVE. Concluiu o Bacharelato na Academia Nacional Superior de Orquestra e a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Porto. Estudou com os professores Carlos Carneiro, António Soares, José David, Valentin Pretrov, Ryszard Wóycicki, Barbara Friedhoff e Anabela Chaves. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou ainda com os professores Tibor Varga em Sion e Bruno Giuranna em Cremona.

Foi laureado em Viola e Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos – RDP e no Concurso Internacional da Academia de Sta. Cecília de Portugruaro.

Apresenta-se regularmente em público com o pianista Francisco Albuquerque, no Dedilharco, em duo com guitarra, com o Trio Medina e integra o Quarteto de Cordas de Matosinhos. Como solista tocou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Académica Metropolitana, Sinfonieta de Lisboa e Orquestra Artave.

É professor na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e chefe de naipe na Orquestra de Câmara do Minho. Orientou Masterclasses de Viola na Academia de Música do Fundão, Conservatórios de Aveiro e Braga, Encontros de Música da Bairrada e no Lemmens Institute of Music (Bélgica).